Projeto de Arte Educação Popular Low Tech
Série: 1ª,2ª e 3ª série do E. Médio - EJA.
Conteúdos: Vídeo (roteiro, edição, áudio, arte gráfica),
intervenção, arte relacional, software livre,
MetaReciclagem, arte Low Tech e educação popular.
Objetivos:
- Criar narrativas usando materiais descartados como
vivência de produção multimídia.
- Elaborar e realizar uma intervenção no espaço escolar
ou em espaço público para mostra dos vídeos criados
nesse projeto utilizando uma MiMoSA (Mídia Móvel
S/A).
- Gerar diálogos criativos sobre temas geradores ligados
a questões propostas pelos participantes utilizando a
leitura e escrita de imagens e palavras recicladas.
Metodologias: Elaboração de roteiros para vídeos com
estética Low Tech utilizando técnica de colagem, elaboração
de áudio, definição e divisão de funções como vivência de
trabalho colaborativo em equipe. Dinâmica das aulas:
Etapa Visual: Elaboração de roteiro e edição:
Aula 1 - Roteiro:
1. Pesquisa, Seleção e recorte das imagens das revistas (30 hora);
- Apresentação da proposta de produção coletiva.
- Organização de palavras geradoras (conceitos relacionados ao projeto +
palavras propostas pelos educandos)
- Coleta livre de imagens que cada educando escolha por algum motivo
para ser recortada de revistas ou fotografada quando não for possível
recortar.
2. Diálogo para elaboração de roteiro (30 min);
- Reunião para organização das imagens e palavras em forma de nuvem,
ou seja, a localização de cada palavra e imagem mantêm-se cambiável
para exercício de edição de imagem.
Essa dinâmica crio como um jogo de produção literária chamado Dada
Outra Poesia por usar o elemento aleatório do proposto no Dadaísmo e a
possibilidade de sempre poder editar e criar uma nossa ideia com as
mesmas palavras ou imagens fazendo referência a liberdade que o
ambiente virtual trouxe para a escrita e na edição de imagens mesmo
usando suporte material para isso.
3. Jogo Dada Outra Poesia sobre as ideias de roteiro e para falar
de edição usando as palavras e imagens recortadas (1 hora).
- Durante essa organização (jogo Dada Outra Poesia) conversamos sobre
possíveis desdobramentos nas ideias surgidas inicialmente, por exemplo
busca de palavras que complementariam uma frase pré-formatada no
primeiro momento de recortes e possíveis leituras de diferentes
combinações das imagens com as palavras.
Aulas 2 e 3 - Edição:
4. Definição das composições de imagens para elaboração do(s)
projetos de roteiro nas fitas de A4 (30 min).
- Após serem definidas algumas composições de texto e imagem
produzidas a partir do jogo Dada Outra Poesia desdobramentos são
pensados para definir os roteiros (inicio, meio e fim) de cada vídeo.
5. Definição dos roteiros para colagens nas fitas de papel
(1 hora
e 30 min) colocação das fitas nas caixinhas (1 hora);
- Ao ter sido criado cada roteiro é montado e colado em fitas feitas
com folhas A4 cortadas ao meio no sentido horizontal e coladas em
suas extremidades num comprimento relativo ao “tempo” do vídeo
elaborado.
- Terminada aos colagens nas fitas cada participante corta e decora
a caixa que vai servir de suporte para seu vídeo rodar conforme os
materiais disponíveis e criatividade do educando.
- Por fim as fitas são colocadas nas caixinhas utilizando hastes de
bambu ou outro material encontrado no tamanho ideal para
enrolar seu vídeo dentro da caixa como um rolo de filme
fotográfico.
6. Produção de Cadeidociclos para usar como cartaz e convite
para divulgar a mostra dos vídeos na MiMoSA (30 min);
- Nessa etapa é proposta a criação de cartazes animados para
divulgação dos vídeos produzidos utilizando a ideia de dobradura
Caleidociclos que será decorada aproveitando os restos de papel,
imagens e palavras de forma que apresente a ideia de cada vídeo
resumidamente nas faces do Cartazes-caleidociclos que serão
distribuídos para os convidados para a mostra dos vídeos.
Essa atividade incentiva a continuação da produção multimídia
com algum critério de qualidade desenvolvido pelo próprio
educando ao se propor a apresentar seu trabalho para um público
diversificado.
Recursos/Técnicas Recursos:
•Diversidade de revistas, tesoura e fita paredex;
• Caixas de papel limpas de vários tamanhos, folhas A4, e hastes
para rolo na caixinha;
• Cartazes ou cartolina A4 para fazer os caleidociclos.
Etapa Áudio:
Aula 4 – Composição, criação de áudios ou narrações:
3. Elaboração, pesquisa e experimentação dos áudios
(sonoplastia, música ou narração) para ser gravado em câmera
fotográfica (2 horas).
Antes de serem filmados os vídeos sendo rodados manualmente nas
caixas é feita elaboração e experimentos de sons para a gravação que será
feita com câmera fotográfica.Aula 5 – Gravação:
4. Gravação das caixinhas rodando o vídeo com o áudio sendo
gravado junto. (2 horas)
- Agora gravamos todos os vídeos na caixinha e então colocamo-os na
área de trabalho da MiMoSA criando pastas nomeadas com o mesmo
nome do vídeo para que possam ser facilmente navegadas.
Recursos/Técnicas Recursos:
• câmera fotográfica, cabo usb, pen drive, matérias diversos para
sonoplastia encontrados pelos educandos;
Etapa Intervenção:
Aula 6 e 7 – Mobilização e Apresentação:
5. Mobilização do público
Distribuição e instalação dos cartazes em locais definidos pelos
educandos (por exemplo no saguão da escola, nas grades da janela de
uma ONG ou pendurados em arvores nas ruas de uma praça).
6. Mostra dos vídeos
Mostra dos vídeos usando uma MiMoSA (Mídia Móvel S/A)
já construída anteriormente escola e gravação dos diálogos gerados
pelos vídeos apresentados na mostra com a
MiMoSA (2 horas)
Recursos/Técnicas Recursos:
• câmera fotográfica, MiMoSA e microfone;
Etapa Ecos
Aula 8 - Ressonâncias e Dissonâncias:
6. Audição dos áudios capturados com a MiMoSA para reflexão
sobre as inter inferências geradas pela intervenção e leituras
feitas pelo público a partir do vídeos apresentados.
É aqui que podemos ter elementos para uma crítica
construtiva sobre os conteúdos dos vídeos e uma avaliação do
potencial educativo e estético de cada produção.
Avaliação:
• Verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos, ou seja, se
houve aprendizagem em relação à proposta de trabalho, bem como a
teoria apresentada sobre o assunto;
• O empenho do aluno na realização do trabalho, concentrando-se
no que está fazendo e observando os resultados que está obtendo.
• Interação com o grupo no momento de trabalho;
• Realização das tarefas propostas levando em consideração a
identidade de cada educando;
• Manipulação do material para realização do trabalho proposto.
• Diálogo com o grupo sobre os conteúdos elaborados e produzidos
durante o curso.
Referências:
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo: Paz e Terra, 1996
Guattari, Félix. As Três Ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt.
Campinas: Papirus, 1990
Lévy, Pierre. A inteligência coletiva''. São Paulo: Loyola, 1998.
http://culturadigital.br/redelabs/tag/low-tech/
http://www.nomads.usp.br/documentos/livraria/A28-LowTech_traduzido.pdf
http://rpgcomunativo.pontaodaeco.org/
Vídeo produzido no fisl 11 sobre a proposta de uso da MiMoSA:
http://rpgcomunativo.pontaodaeco.org/2011/08/13/rpg-comunativo-no-fisl-12
Nenhum comentário:
Postar um comentário